Filmes que inspiram - Mulheres

Em 2013 eu fiz um texto em comemoração ao dia das mulheres, focando em alguns dos aspectos mais interessantes do que é ser mulher e como existem tantas de nós mostrando toda a nossa complexidade como pessoa pensante, atuante, amante e (sub)existente. Este ano decidi fazer uma coisa diferente e trazer para vocês uma seleção de personagens que resignificam o que é ser mulher e que nos inspiram todos os dias.
São filmes sobre mulheres reais, delicadas, intensas, verdadeiras, confiáveis e inspiradoras. Espero que gostem.

1 - Jogo de Cena 

Um documentário que mistura elementos ficcionais, sob a batuta do maestro Eduardo Coutinho. Esse filme trata de diversas histórias de mulheres reais e que surpreendem pela sutileza, ao mesmo tempo intensidade de cada uma delas. O interessante, é o jogo que ele faz entre as reais donas da história e a versão contada pelas atrizes. Fascinante. Assista ele completo aqui.

2 - O sorriso de Monalisa

Considerado a versão feminina de "A Sociedade dos Poetas Mortos", essa película conta a história de Katherine Watson, uma mulher a frente do seu tempo que resolve lecionar na mais prestigiada escola para mulheres dos Estados Unidos. Lá, ela bate de frente com certos princípios pré-determinados da escola e ainda toca profundamente a vida de suas alunas, além de ter a sua vida mudada por elas. Veja algumas das citações do filme aqui. Veja o filme aqui.

3 - Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento

Outro filme com Julia Roberts como protagonista, Erin é uma mulher que consegue ganhar um processo de 333 milhões de dólares de indenização por causa de uma contaminação de água. Inspirado em uma história real, Erin Brockovich deu o Oscar de melhor atriz para Julia Roberts e ainda o Globo de Ouro, Bafta e Guilde Awards. Assista ele completo aqui.

4 - Amor e Inocência

Com Anne Hathaway, esse filme conta a história de Jane Austen e o percurso que ela fez para se tornar A Jane Austen. Como uma das mais influentes escritoras da história, Austen precisou abdicar de um amor para que pudesse, tanto viver o seu próprio sonho, quanto para deixar o seu amado seguir a sua vida. É um filme sobre amor, mas também sobre auto-descoberta. Assista dublado aqui.

5 - Pequena Miss Sunshine

É apenas uma garotinha, mas é na mais terna idade que a fofa Olive mostra verdadeiras lições de aceitar as diferenças, nunca desistir e acreditar nos seus próprios sonhos. Assista aqui.

6 - Escritores da Liberdade

Mais um filme sobre a figura de uma docente. Dessa vez é Hilary Swank quem interpreta Erin Gruwel, uma mulher de verdade, que ao ter a oportunidade de dar aula na periferia não se acovarda e aceita o desafio de mostrar um novo mundo para os seus alunos, ao mesmo tempo que os estimula a escrever suas próprias histórias e pensar 'fora da caixa'. Assista aqui.

7 - Menina de Ouro

Uma mulher que sempre viveu no ostracismo, sonha em ser uma campeã dos ringues. Indo contra todas as pré-concepções e todas as propabilidades, Maggie se torna uma referência do boxe, conseguindo mudar de vida completamente. Até que um acidente, durante uma das lutas, muda completamente o rumo da sua história. Assista aqui.

8 - Brooke Ellison 

Dirigido pelo eterno Superman, esse filme conta a história de uma garota, Brooke, que viveu desde pequena em uma cadeira de rodas. Sendo tetraplégica, o enredo gira em torno da lição de superação e, principalmente, força de vontade de Brooke em ser mais do que uma garota com tetraplegia. Assista aqui.

9 - Frida

Poucas pessoas tem noção do quanto a vida de Kahlo foi complicada. Este filme mostra como a relação de Frida com Diego foi intesa e como as doenças e problemas físico vividos pela artista a atingiam de forma dolorida, triste, porém verdadeiramente inspiradora. Assista aqui.

10 - Piaf - um hino de amor

Mais um biográfico para a lista, Piaf foi lindamente interpretada por Marion Cotillard. O filme conta a história da cantora francesa desde sua infância até seu leito de morte. Como todas as mulheres que integram essa lista, Piaf viveu uma vida intensa e sem medo de ser feliz. Assista aqui.

Você tem outro filme para indicar? Comente aqui, ou poste na nossa fanpage.

Share:

7 Falas

Mesa de Café da Manhã. Tecnologia do Blogger.