Coisa de princesa

Por este mês que passou circulou em muitos cantos um ensaio fotográfico feito por Jaime Moore e modelado por sua filha de cinco anos. O ensaio tenta representar grandes mulheres da história, tais como Amelia Eahart e Coco Chanel, e ficou um resultado lindo e inteligente. O que me deixou muito incomodada foi a forma como a notícia foi tratada. Algo como "saindo dos moldes das princesas Disney" e/ou "um mundo dominado pelas princesinhas submissas..." e tudo isso num tom que deprecia as princesas e colocam-as como se fossem más influências para as "frágeis mentes moldáveis da infância". 

Pois é, só que quando você passa um bom tempo trabalhando com contos de fada, meio que se acostuma com esse discurso meia boca e acaba criando pontos de rebate e até não ligando muito, já que a maioria nem sabe do que está falando, só que quando me deparei com alguns comentários que mudavam o que Jaime alegou como sendo o motivo de criação do ensaio, aí me irritei! Jaime comentou que quando quis fazer o ensaio levou em consideração dois aspectos importantes para ela, o primeiro que não queria fazer um ensaio que lembrasse tudo o que ela já tinha visto, ou seja, ela não queria que sua filha ficasse igual a tantas outras garotinhas que foram fotografadas como Aurora, Cinderela ou Branca. E o segundo aspecto que ela ressalta é o fato de que essas personagens são exatamente isso, personagens. Ela queria que sua filha conhecesse histórias de mulheres que realmente existiram, para que elas servissem como fonte de inspiração real. Mas veja bem, em nenhum momento a fotógrafa condenou ou disse que a influência das princesinhas é negativa, isso ficou a cabo de quem fez as várias materiazinhas e notinhas falando sobre a sessão.
Princesas da Disney não são idiotas, não são burras e também não são anti-feministas. As Princesas da disney são demonstrações sinceras de um comportamento feminino de seus respectivos tempos e que se altera constantemente, visto sob as lentes da inocência e sempre dando prioridade aos valores que sempre foram pregados como mais importantes dentro da empresa Disney: família, generosidade, bondade, sinceridade, elegância e acima de tudo, coragem. Mesmo à espera de um príncipe, essas princesas eram corajosas e capazes de quebrar barreiras para lutarem pelo quê acreditam. 
Ser princesa e sonhar com um mundo mágico é uma época que te prepara para muita coisa da vida, te ensina a ter bondade no coração, valorizar a família e sim, porque não, encontrar um grande amor. O que torna as princesas tão criticadas é o seu suposto comportamento passivo, que na verdade trata-se de uma representação temporal que como sabemos hoje está completamente diferente com princesas como Tiana, Mulan, Rapunzel e Mérida.
Sendo assim, o ensaio é lindo tem uma iniciativa bem legal e não é problema. O problema são as críticas vazias só para parecer "descolado".

Share:

0 Falas

Mesa de Café da Manhã. Tecnologia do Blogger.