Vilões Disneyanos



Fonte

Poucas pessoas dão créditos a eles, muito menos ainda gostam deles por acharem que são maus. E são maus! Mas sem eles as histórias não fariam sentido e muito menos teriam a emoção que acabam ganhando.
Os vilões são personagens construídos com características opostas ao mocinho da história. Normalmente têm o ego inflado, são egoístas, mesquinhos, maldosos, não medem esforços para ter o que querem e não gostam de perder (na verdade quem gosta, né?!).
Vilões são aqueles personagens criados, bascimanete, para se dar mal, já que é necessário se manter aquela postura de "aqui se faz, aqui se paga" nas histórias, e quando falamos de histórias infantis, isto é ainda mais importante, já que estas influenciam diretamente no desenvolvimento das crianças (segundo Bettelhein em A Psicanálise dos Contos de Fadas).
Estes personagens ajudam a montar a história e também a fazer com que sempre nos peguemos considerando o bom e o ruim. Talvez sejam os personagens mais próximos a nossa realidade, uma vez que dão conta de explicar pra gente que todos temos um lado ruim, no entanto cada pessoa faz o que se sente melhor, sem esquecer que para cada ação, existe uma consequência.
Durante a minha infância, os vilões dos desenhos animados (leia-se Disney) foram as minhas maiores referências de malvadeza e de vilania, mas até então eu não enxergava a importância de sua existência para o desenvolvimento das tramas, até que pensei nas histórias clássicas sem estes personagens.
Bom, sem os vilões não teriamos um bom enredo. Esta é a verdade. E mais ainda, existe um trabalho sujo a ser feito, e alguém precisa fazê-lo; para isso que temos estes vilões tão "engraçadinhos".
Depois que parei para pensar sobre suas personalidades e também importância, percebi que no fundo, no fundo, sou muito fã destes personagens. Gosto de como são construídos e principalmente, acho genial suas punições, uma vez que (principalmente) a Disney não apoia homicídios e nem qualquer tipo de violência causada por vingança.
Caçando um pouco mais sobre a história desses vilões, encontrei um blog dedicado a eles. Se chama Disney Villains e é bem divertido de vasculhar.
Blog Disney Villains

Share:

0 Falas

Mesa de Café da Manhã. Tecnologia do Blogger.